Eixos Teóricos-Conceituais

Contempla a formação de pesquisadores nas dimensões técnico-científica, sócio-educativa e ética-politica.

Dimensão técnico-científica

Pressupõe que as investigações fundamentem-se em diferentes correntes teóricas dos campos da Administração/Gerenciamento em Saúde, no diálogo com as Ciências Sociais que embasam um conhecimento especializado de gestão e planejamento em saúde, também, baseado em evidências.

Estas abordagens permitem investigações de caráter instrumental para o desenvolvimento de matrizes, modelos gerenciais inovadores e ferramentas que traçam diretrizes para o monitoramento do processo gerencial em saúde.

Dimensão sócio-educativa

Os pressupostos norteadores da formação no Programa, integram fundamentos teóricos das Ciências Sociais, em particular da Sociologia, Antropologia e Educação. Estes pressupostos subsidiam a formação de enfermeiros pesquisadores, assim como de outros profissionais da saúde, em cursos de Mestrado e Doutorado. As investigações que contemplam a dimensão sócio-educativa do Programa têm como finalidade a geração de conhecimentos e o oferecimento de produtos que inovem e instrumentalizem os processos de trabalho gerencial e educacional na enfermagem e na saúde, otimizando o uso das redes virtuais.

Dimensão ético-política

Encontra sustentação nos pressupostos teóricos da história, ética profissional e bioética, bem como das políticas públicas de saúde e de educação. Esta esfera de conhecimento subsidia as pesquisas que avançam no conhecimento dos elementos políticos, sociais e econômicos, presentes nas relações de trabalho, multiprofissionais e interdisciplinares e nas relações de poder indivíduo–organização, usuário e sociedade, cujo diálogo representa um dos pilares da organização e gestão do sistema de saúde no País.

As dimensões técnico-científica, sócio-educativa e ético-política propostas nos eixos teóricos-conceituais do Programa, pressupõem e articulam diferentes núcleos temáticos, a saber:

  •  
    Gerenciamento
  •  
    Ética e bioética
  •  
    Educação
  •  
    História e legislação