Grupo de Pesquisa vinculado do PPGEN desenvolve revisão sistemática de efetividade, em parceria com pesquisadora da Bournemouth University
Publicação de artigo:
De Rezende, Helena PhD, RN; Morais, Alexandre Souza PhD, RN; Vitorio, Aline Mirema Ferreira MSc, RN; Quadrado, Ellen Regina Sevilla PhD, RN; Garzin, Ana Claudia Alcântara PhD, RN; Martins, Maristela Santini PhD, RN; Lourenção, Daniela Campos de Andrade PhD, RN; Modesto, Roberto Chrispim RN; Nicole, Andressa Garcia PhD, RN. Effectiveness of Educational Interventions to Develop Patient Safety Competencies in Undergraduate Nursing Students: A Systematic Review. Nurse Educator 50(1):p E37-E42, January/February 2025. | DOI: 10.1097/NNE.0000000000001750. Disponível em: https://journals.lww.com/nurseeducatoronline/fulltext/2025/01000/effectiveness_of_educational_interventions_to.28.aspx
Trata-se de uma Systematic Review publicada na Nurse Educator, que investiga a eficácia de intervenções educacionais no desenvolvimento de competências em segurança do paciente em estudantes de enfermagem. A revisão sistemática, conduzida com base na metodologia do JBI, analisou 36 estudos publicados entre 2012 e 2024, envolvendo 3.534 estudantes de enfermagem. As intervenções educacionais variaram desde métodos tradicionais, como aulas expositivas e simulações, até abordagens inovadoras, como salas de aula invertidas, aprendizagem baseada em problemas (PBL) e treinamentos baseados em realidade virtual. Os resultados indicaram que, embora algumas intervenções tenham melhorado significativamente o conhecimento, habilidades, comportamentos e atitudes dos estudantes em relação à segurança do paciente, os efeitos foram mistos, destacando a necessidade de mais pesquisas para identificar as estratégias mais eficazes. A revisão também revelou inconsistências na implementação da educação em segurança do paciente nos currículos de enfermagem, com variações significativas no conteúdo, métodos de ensino e ferramentas de avaliação utilizadas. A maioria dos estudos apresentou risco moderado de viés, e a heterogeneidade das intervenções e desfechos avaliados impediu a realização de uma meta-análise. Os autores destacam a importância de desenvolver instrumentos válidos e confiáveis para medir as competências em segurança do paciente e recomendam a realização de estudos longitudinais e controlados para avaliar o impacto das intervenções educacionais ao longo do tempo. Esses achados reforçam a necessidade de integrar práticas educacionais baseadas em evidências nos currículos de enfermagem, visando à formação de profissionais mais preparados para garantir a segurança do paciente. Para mais detalhes, o artigo completo está disponível em: [Effectiveness of Educational Interventions to Develop Patient Safety Competencies in Undergraduate Nursing Students].
A pesquisa foi desenvolvida por docentes (adjunt staff do JBI Brasil), aluno e egressos do PPGEn e resultou na publicação de dois artigos, um do protocolo e outro dos resultados, de um vídeo para divulgação dos resultados, cuja produção foi financiada pela SIGMA Global Nursing Internacional-SIGMA, e na apresentação da pesquisa na Sigma's 7th Biennial European Region Conference.
Publicação de Protocolo:
De Rezende H, Vitorio AMF, Morais AS, Garzin ACA, Nicole AG, Quadrado ERS, Lourenção DCA, Martins MS. Effectiveness of educational interventions to develop patient safety knowledge, skills, behaviours and attitudes in undergraduate nursing students: a systematic review protocol BMJ Open 2022;12:e058888. doi: 10.1136/bmjopen-2021-058888. Disponível em: https://bmjopen.bmj.com/content/12/3/e058888