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Pesquisa dos pós-graduandos do PPGEn

No dia 10 de novembro de 2020, em reunião do Conselho de Representantes Discentes de Pós-graduação da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP), foi levantado pelos representantes da Comissão de Pós-graduação (CPG) a necessidade de reconhecimento do cenário e proposição de ações e estratégias para modificar o resultado da meta não alcançada sobre o número de artigos publicados pelos discentes junto com seus orientadores. Na oportunidade o grupo decidiu pela criação do Grupo de Trabalho sobre publicação (GT Publicação) e a realização de um diagnóstico inicial. O grupo foi composto por representantes discentes de pós-graduação de diferentes programas e colegiados da EEUSP.
 
A pesquisa de opinião foi enviada para todos os pós-graduandos da EEUSP do dia 15 de dezembro de 2020 ao dia 15 de janeiro de 2021, com o objetivo de identificar as dificuldades que interferem na publicação de artigos científicos e proposições de sugestões.
 
Ao todo 56 discentes responderam ao formulário online, correspondendo a uma representação de 21,66% dos pós-graduandos da EEUSP. Dentre os respondentes, a maioria está no doutorado (60,71%), seguido do mestrado (32,14%) e doutorado direto (7,14%). No que se refere ao programa dos discentes respondentes, a maioria é do PROESA (33,92%), seguido do PPGE (25,00%), PPGEn (17,85%), Interunidades (14,28%) e MPAPS (8,92%). A maioria dos respondentes recebem bolsa (53,57%) e 46,42% não recebem.
 
Quando questionado se o respondente já tinha artigo publicado (podendo ser sem ou com o orientador), 89,28% disseram que sim, enquanto 10,71% disseram que não. Dentre os bolsistas, 96,66% já possuem artigos publicados, enquanto 3,33% não possuem artigos publicados.
 
Os temas relacionados às dificuldades dos discentes foram: tempo, recursos financeiros, tempo e processo de avaliação da revista, pandemia de COVID-19, planejamento com o orientador, escolha do periódico, licença maternidade/maternidade, preconceito internacional, inatividade do grupo de pesquisa, bolsas, conhecimento para o desenvolvimento de artigos, falta de interesse, demandas institucionais e alguns relataram não ter nenhuma dificuldade.
 
Quadro 1 - Dificuldades apresentadas pelos discentes na publicação de artigos
 
 
Na árvore de similitude a palavra central “artigo” estabelece uma relação forte com as palavras “publicação”, “orientador” e “revista”, demonstrando as dificuldades em publicar por questões financeiras, questões de desenvolvimento/produção, questões administrativas e burocráticas das revistas e a necessidade de suporte do orientador. Há ainda uma rede de palavras como: “dificuldade”, “pandemia”, “covid-19” e ”ano” que indicam o impacto da pandemia na produtividade e desempenho, o que pode ser observado na Figura 1.
 
 
Figura 1 - Árvore de similitude do corpus textual das respostas dos discentes de pós-graduação.
 
 
 
 
A nuvem de palavras revela as palavras centrais “orientador”, “revista”, “artigo”, “publicação” e “dificuldade”, corroborando com a árvore de similitude e reforçando as principais dificuldades enfrentadas pelos pós-graduandos ao tentar desenvolver suas publicações.
 
Figura 2 - Nuvem de palavras do corpus textual das respostas dos discentes de pós- graduação.

 

Frente às sugestões dos discentes o Grupo de Trabalho de Publicação responsável pelo levantamento realizou as seguintes recomendações:
 
· Ofertar disciplina regular obrigatória interdepartamental 2x/ano para a construção e publicação de artigos científicos em periódicos de alto impacto;
 
· Realizar reunião com os orientadores do programa para incentivá-los a incluir a publicação no planejamento anual com seus orientandos; integrar alunos e egressos para a produção de artigos; estimular o grupo de pesquisa a produzir artigos em conjunto com os alunos;
 
· Realizar momentos/oficinas periódicas mensais com temáticas relacionadas à produção e publicação de artigos científicos (a exemplo os treinamentos da biblioteca);
 
· Fornecer auxílio financeiro para publicação de artigos (taxas de submissão, publicação e traduções), e deixar claro os critérios de auxílio das verbas para os discentes.