Notícias

Egressa da Escola de Enfermagem da USP conquista posição de Professora Titular em Cuidados Paliativos na Universidade de Copenhagen

Data: 04/05/2022

Geana Paula Kurita é exemplo de egressa da USP bem sucedida internacionalmente.

Geana concluiu a graduação (1996), mestrado (2001) e doutorado (2006) na EEUSP. Programa de Pós-Doc feito em parceria entre a EEUSP e o Hospital Nacional (Rigshospitalet) da Universidade de Copenhague, levou-a a estudar na Dinamarca. Após o Pós-Doc permaneceu como pesquisadora junto ao Centro Multidisciplinar de Dor do Hospital Nacional e realizando estudos em colaboração com diversos centros nacionais e internacionais, inclusive com a EEUSP. Em setembro de 2021 prestou e foi aprovada no processo seletivo para Clinical Professor, posição equivalente a Professor Titular, na área de Anestesiologia, com foco em Enfermagem em Dor e Medicina Paliativa, do Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Saúde e Ciencias Medicas da Universidade de Copenhague. Em março de 2022 houve a cerimônia de posse Clinical Professors têm contrato de 5 anos com possibilidade de renovação.

O processo seletivo é aberto, com critérios pré-estabelecidos e amplamente divulgados. Analisa-se o desempenho do candidato em Pesquisa, Ensino, Impacto Social, Contribuição organizacional, Captação de recursos e Liderança. O selecionado deve demonstrar produção científica altamente original e internacionalmente reconhecida, ser influente ter feito grande contribuição para a área de saber e possuir experiência na captação de recursos, habilidade de fazer parcerias e liderar projetos, entre outros.
 
Geana sente-se grata a três mentores pela sua formação em pesquisa: Prof. Paulo Antonio de Carvalho Fortes da Faculdade de Saúde Pública da USP (1951-2015), Prof. Cibele A de Mattos Pimenta da Escola de Enfermagem da USP e Prof. Per Sjøgren do Rigshospitalet, Denmark.

Atualmente desenvolve estudos inseridos em quatro linhas de pesquisa: epidemiologia, avaliação e tratamento da dor, efeitos do tratamento prolongado com opioides, cuidados paliativos em pacientes com câncer e outras doencas que ameacem a vida e revisões sistemáticas para prática baseada em evidências. Os estudos, em pessoas com e sem câncer, têm permitido compreender as consequências de longo prazo do uso de opioides de modo crônico, assunto muito atual e controverso.

Geana considera que ser enfermeira foi estratégico para tornar-se pesquisadora em estudos clínicos, pela visão panorâmica do processo saúde-doença e cuidado em saúde que a graduação em enfermagem confere. Conhecer sobre prevenção, adoecimento e convivência com uma doença, tratamentos e suas consequências, entre outros aspectos, facilitou-a a fazer questionamentos originais e críticos da realidade.