Prêmio Internacional de Curta-metragem - Taking Care of those who take care
Data: 30/11/2020
A pandemia COVID-19 trouxe impacto negativo relevante sobre muitas das atividades de vida diária, com repercussões nas áreas de saúde, socioculturais e econômicas. Nesse contexto, a Universidade líder no campo da ciência e tecnologia da Indonésia, Institut Teknologi Sepuluh Nopember (ITS) Global Engagement, buscou conscientizar os alunos de graduação e pós-graduação de todo o mundo a lidarem com as mudanças, além de assumirem um papel ativo na solução dos problemas, por meio da competição CommTECH 2020. A Competição 2020 da CommTECH disponibilizou uma plataforma virtual para expressão da criatividade e conexão entre estudantes de todo o mundo que desenvolveram iniciativas inovadoras com soluções para o enfrentamento das situações provocadas ou comprometidas pela COVID-19, visando a influenciar comunidades sobre bons hábitos de vida nesse período. A competição foi realizada virtualmente no período de 16 de outubro a 6 de novembro último.
A competição contou com duas categorias:
· CommTECH Ideas Competition 2020: uma competição de ideias criativas relacionadas às tecnologias para resolução ou superação de algumas consequências da Covid-19 em países em desenvolvimento; e
· Competição de Curtas-Metragens CommTECH 2020: competição de curtas-metragens, com duração de 3-5 minutos, baseados no tema We Share We Care: Resilience against Covid-19 e subtemas Resiliência econômica e social em meio à epidemia e Cuidados com a vida diária durante o novo normal.
Nesse contexto, a estudante de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto da Escola de Enfermagem da USP - PROESA EEUSP, Talita Rosa desenvolveu um curta-metragem, em conjunto com as alunas do mesmo Programa, Aline Ramalho (Mestrado) e Carol González (Doutorado), orientadas pelas Profas. Dra. Vera Lúcia Conceição de Oliveira Santos e Dra. Paula Cristina Nogueira, do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica da EEUSP, todas vinculadas ao Grupo de Pesquisa Em Estomaterapia da mesma Escola. O Curta-Metragem foi submetido à competição com o tema Taking Care of those who take care que retrata o cotidiano de uma enfermeira atuante na linha de frente ao Combate à Covid-19 sobre a prevenção de lesões de pele provocadas pelo uso de Equipamentos de Proteção Individual - EPIs. O vídeo objetiva também divulgar a produção de um Manual educativo para profissionais de saúde atuantes na linha de frente sobre o mesmo tema, além de dicas para o autocuidado físico, emocional e social. Esse manual encontra-se divulgado em vários sites de organizações nacionais e internacionais, com legendas em inglês e castelhano.
Com muita honra, o curta-metragem Taking Care of those who take care recebeu um dos três prêmios da Competição. Os três finalistas receberam a inscrição no CommTECH course 2021: Online Edition, que oferece a oportunidade para estudantes universitários e profissionais de todo o mundo aprenderem sobre a comunidade e as questões globais, por meio de uma variedade de atividades divertidas, intuitivas e tecnológicas. O programa inclui cursos e debates, envolvimento social virtual, além de cursos da língua indonésia. Apenas um dos curtas-metragens recebeu o prêmio no valor de 150 euros: ASSCAT nas Filipinas com seu filme, "Laptop”.
“Ficar entre os três finalistas demonstra a importância da nossa atuação como pesquisadores para a sociedade, particularmente aos profissionais de saúde. Não se trata apenas de um prêmio... é uma forma de divulgarmos nossas pesquisas, demonstrar o quanto ações simples, por meio de materiais educativos em saúde baseados em evidências, como o manual: “Lesões de pele relacionadas ao uso de equipamentos de proteção individual em profissionais de saúde: Estratégias de prevenção frente à pandemia por covid-19”, disponível no link: https://doi.org/10.30886/manuallprdmcovid19_pt, com orientações de cuidados com a pele e saúde mental, atingem e minimizam os efeitos nocivos dessa pandemia. O mesmo se aplica à divulgação desses conhecimentos por meio de vídeos educativos, em conjunto com as mídias sociais, que potencializam esses efeitos positivos, alcançando um maior número de pessoas”, diz Talita Rosa.
A importância desse curta-metragem é ratificada mais uma vez, ao ter sido contemplado previamente, entre os dez vencedores no Edital Vídeo Prêmio da Pós-graduação 2020 Combate ao COVID-19, da Pró Reitoria de Pós-graduação da USP. Por esse motivo, o curta já teve mais de 2500 visualizações e pode ser acessado por meio do canal do Youtube da Pró Reitoria no link: https://youtu.be/bngywkiBpbQ.
