Institucional
O grupo tem a finalidade de desenvolver e divulgar o conhecimento sobre classificações de enfermagem (diagnósticos, intervenções e resultados). O desenvolvimento de linguagem padronizada, capaz de fazer visível aspectos centrais da prática clínica da enfermagem, isto é, as situações nas quais a enfermagem intervém (diagnósticos), as intervenções que aplica e os resultados que com elas obtém, é reconhecido como elemento importante para o avanço da disciplina. A disponibilidade de linguagem padronizada, nesse contexto, permitirá à enfermagem mapear o território da prática clínica, identificando potencialidades e lacunas do seu conhecimento. Essa identificação subsidia o estabelecimento de questões de pesquisa e também a definição de conteúdos de ensino-aprendizagem para os sistemas de formação profissional. A questão do raciocínio clínico (diagnóstico e terapêutico) emerge dos estudos sobre classificações pois é o processo pelo qual elas são aplicadas, contribuindo para a adequação de suas aplicações. As classificações em saúde em geral, e em particular na enfermagem, constituem um importante requisito para atender as demandas atuais direcionadas aos sistemas de informação em saúde, que incluem a documentação clínica. Assim, as atividades desse grupo de pesquisa repercutirão no desenvolvimento das próprias classificações de uma forma geral e dos conceitos que as compõem, na aplicação clínica e administrativa das classificações de enfermagem e no desenvolvimento do conhecimento sobre o raciocínio clínico na enfermagem.