Grupo

IDENTIDADE
A criação e consolidação do grupo de pesquisas Modelos Tecno-assistenciais e a Promoção da Saúde tem a finalidade de proporcionar o aprofundamento de conceitos e a sistematização de tecnologias que visem enriquecer as práticas dos serviços de saúde no fortalecimento de ações de promoção da saúde, capazes de fortalecer os potenciais de saúde dos grupos sociais. O grupo desenvolve projetos que visam à construção de conhecimento que sustentem a prática de enfermagem na atenção integral articulando as demandas sociais e biológicas do campo da saúde; o desenvolvimento de processos educacionais voltados para a autonomia dos sujeitos e a sistematização de novas tecnologias do cuidado na atenção básica para os diferentes ciclos de vida da população.


HISTÓRICO
A constituição do Grupo de pesquisa partiu do entendimento de que a Promoção à Saúde é um campo de produção de conhecimentos e práticas multidisciplinar e multiprofissional que tem uma contribuição significativa para a construção de novos conhecimentos e tecnologias para a Enfermagem em Saúde Coletiva. Neste sentido, o grupo se constitui num espaço para aprofundamento teórico e metodológico específico, recuperando os eixos de atuação da propostos na Carta de Ottawa de 1986.
Em 2002 o grupo focaliza a temática com adensamento na "reorientação dos sistemas e serviços de saúde" e "desenvolvimento de habilidades pessoais". Com isso temos uma nova configuração para a continuidade organizada em três eixos temáticos: aporte conceitual, sistematização de tecnologias para a ação e o desenvolvimento de instrumentos para a tecnologia para a pesquisa.

 

Aporte conceitual Sistematizações Metodologias
objeto/finalidade objeto/meios/instrumentos objeto/meios/Instrumentos
Autonomia
Resiliência
Empowerment
Equidade
Instersetorialidade
Integralidade
Qualidade de vida
Necessidades
Parentalidade
Tecnologias para a ação
Capacitação
Oficinas
Manual
Capacitação de Enfermeiras
Operacionalização Equidade
Egressos
Protocolos
Meta-síntese
Pesquisa ação
Avaliação