Orientações para Comunidade

» 1 Comunicação com Grupo de Trabalho EEUSP Covid-19
 
» 2 Recomendações gerais de prevenção da transmissão do COVID-19
 
» 3 Instruções específicas para estudantes, docentes, servidores
 
» 4 Orientações administrativas para a EE
 
» 5 Organização das atividades acadêmicas
 
» 6 Organização das atividades administrativas
 
 

 

1 Comunicação com Grupo de Trabalho EEUSP Covid-19

Para esclarecimentos, informações e orientações entrar em contato imediatamente: gteecovid@usp.br

 


2 Recomendações gerais de prevenção da transmissão do COVID-19

  1. Para proteção própria: lavar as mãos com frequência, ou utilizar álcool-gel.
  2. Evitar tocar olhos, nariz e boca.
  3. Evitar contato direto com quem estiver gripado ou resfriado.
  4. Praticar a etiqueta respiratória (ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com lenço descartável ou com o braço, nunca com as mãos); descarte no lixo o lenço utilizado.
  5. Evitar realizar refeições em restaurantes, lanchonetes. Traga alimentos de casa sempre que possível. Evitar compartilhar alimentos, copos e talheres.

 


3 Instruções específicas para estudantes, docentes, servidores

Permanecer no domicílio por 14 dias, estudantes, docentes, servidores, em situação de:

- Retorno de viagem internacionais, com sintomas ou não.

- Presença de sintomas como febre e tosse.

- Residir com pessoa diagnosticada com covid-19 positivo ou com suspeita de contaminação pelo covid-19.

 


4 Orientações administrativas para a EE

De acordo com as Instruções CODAGE, os servidores docentes e técnicos e administrativos:

  1. Deverão permanecer em seu domicílio, colaborando à distância trabalho remoto, mas podendo ser convocados a qualquer momento:
    1. 60 anos de idade ou mais, a permanência em seu domicilio é compulsória, não é optativa;
    2. Doenças respiratórias crônicas, cardiopatias, diabetes, hipertensão ou outras afecções que deprimam o sistema imunológico;
    3. Filhos até 10 anos de idade;
    4. Gestação;
    5. Que reside com pessoa pertencente aos grupos de risco definidos na mensagem da CODAGE;
    6. Que reside com ou é responsável pelos cuidados de idosos (pessoas com 60 anos de idade ou mais);
    7. Pais de filhos com previsão de nascimento em até 30 dias.

 

2 . Os trabalhadores que dependem exclusivamente de transporte coletivo para se deslocar à EE, poderão solicitar trabalho remoto.


3. Todos os trabalhadores poderão ser convocados a qualquer momento ao trabalho presencial.

 

 

5 Organização das atividades acadêmicas


Graduação 

Mais informações clique aqui 

 

Pós-Graduação

Demandas para apreciação da CCP/CPG

Recomendamos que sejam apresentadas somente demandas que necessitem ser apreciadas no momento, as quais devem ser enviadas para o e-mail do respectivo Programa ou do SPG, no qual o interessado deverá anexar a digitalização dos documentos pertinentes, se for o caso.


Realização de reunião de CCP/CPG

As imprescindíveis serão realizadas remotamente, pelo Google Meet (Hangouts).


Realização de EQs e Defesas já agendadas

Conforme orientações apresentadas em reunião dos Presidentes de CPG com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), realizada em 18/03/2020, e em situações posteriores, a PRPG, em complemento à Circular CoPGr 11/2020 (http://www.prpg.usp.br/index.php/pt-br/noticias/6402-circ-copgr-11-2020-orientacao-para-defesa-e-exame-de-qualificacao) e à Circular CoPGr 12/2020  (http://www.prpg.usp.br/index.php/pt-br/noticias/6408-circ-copgr-12-2020-orientacao-sobre-banca-durante-a-pandemia-covid-19) recomenda fortemente que o aluno só participe da banca remotamente. O Pró-Reitor de Pós-Graduação analisará caso a caso e em caráter excepcional, solicitações de realização de bancas sem a presença de membros docentes, ou seja, 100% remota. O orientador interessado em realizar a banca nesses moldes deverá solicitar ao SPG o “Formulário Banca Remota” e devolvê-lo preenchido para que o SPG tome as demais providências. Recomendamos que verifiquem se o prazo para a realização do evento permite aguardar uma melhora da situação e um possível reagendamento. Solicitamos ao orientador ou ao docente que ficará responsável pelo preenchimento da ata, que a envie para o e-mail do Programa para lançarmos as informações no Janus.


Agendamento de EQs e Defesas

Não serão agendados novos EQs e Defesas. Caso algum discente necessite, apenas por razões emergenciais devidamente justificadas, realizar a banca antes, deverá encaminhar o pedido diretamente à CPG, spgee@usp.br, que avaliará o pedido e adotará os procedimentos para a sua realização. Pelo respeito à saúde de todos e pelo esforço de contenção da pandemia, pedimos que isso só seja solicitado em situações extremas, muito bem justificadas. No caso de deferimento do pedido, deverão ser adotadas as recomendações do item anterior.


Inscrição em EQ e depósito de dissertação/tese

As inscrições e depósitos serão realizados somente por e-mail. Excepcionalmente não será necessária a entrega dos exemplares impressos. O aluno deverá enviar toda a documentação digitalizada, incluindo os arquivos “Word” e “Pdf” do trabalho, para o e-mail do respectivo Programa, copiando o seu orientador, até o prazo constante em sua Ficha do Aluno. Salientamos que, independentemente da data em que o aluno faça a inscrição/depósito, só a lançaremos no sistema Janus na data do limite do prazo, de forma a possibilitar a realização da defesa em data mais distante possível. No caso de depósitos, como a CPG tem 45 dias para aprovar a sugestão de banca e como a realização da defesa pode ocorrer em até 105 dias após a aprovação, essas poderão ocorrer inclusive após o mês de junho, dando tempo para que possamos superar o momento mais intenso da pandemia. Salientamos que essa decisão foi informada e corroborada pela PRPG. 


Sistema Janus

O comunicado da PRPG que, entre outras, informa que o sistema Janus não permite que os prazos dos alunos sejam modificados preliminarmente, eles deverão ser modificados por meio de pedidos no momento adequado, mas os(as) alunos(as) podem se tranquilizar que todos os prazos serão corrigidos com bom senso.


Coleta Capes (Sucupira)

Daremos andamento às atividades do Coleta Capes (Sucupira).

 

 

Pesquisa

Reuniões da Comissão de Pesquisa e dos Grupos de Pesquisa

As imprescindíveis serão realizadas remotamente, pelo Google Meet (Hangouts).


Programas de Iniciação Científica e Pós-Doutorado

Os programas de Iniciação Científica e Pós-doutorado continuam vigentes, sem interrupção, mantendo, portanto, seu tempo de integralização. Nesse período, os alunos de Iniciação Científica, os Pós-Doutorandos e demais Pesquisadores (vinculados aos Grupos de Pesquisa) deverão seguir um plano de trabalho proposto pelo orientador/supervisor, de modo a contemplar atividades realizadas à distância, ao máximo possível. Recomendamos o uso de Web-conferência para as reuniões de orientação/supervisão que não puderem ser postergadas.


Atividades de pesquisa dos Programas de Iniciação Cientifica e Pós-Doutorado

As atividades devem ser reprogramadas para serem realizadas à distância, preferencialmente. A coleta de dados em campo deve ter seu início postergado, caso não tenha iniciado, ou devem ser suspensas até que a situação esteja controlada. Alterações no cronograma de estudo deverão ser comunicadas à Comissão de Pesquisa, edipesq@usp.br.


Atividades de laboratório

Devem ser revistas quanto a continuidade ou ajustes para o bom andamento do estudo.


Orientação aos bolsistas e coordenadores de projetos apoiados pelo CNPq

O CNPq orienta que aqueles que estiverem passando por problemas decorrentes das restrições impostas pelas medidas preventivas adotadas para o enfrentamento da pandemia, entrem em contato por meio dos canais já estabelecidos ou pela Central de Atendimento, atendimento@cnpq.br ou +55 61 3211-4000, apresentando a situação, detalhadamente. Os casos estão sendo avaliados individualmente.


Orientação aos bolsistas e coordenadores de projetos apoiados pela FAPESP

Se houver necessidade de solicitar modificações em auxílios ou bolsas em função das estratégias de enfrentamento da pandemia, o pesquisador deverá realizar a solicitação de mudança via sistema, com a devida justificativa. Os casos serão analisados e poderão ser aprovados, se devidamente justificados. A FAPESP recomenda que os pesquisadores adiem suas viagens que não sejam extremamente necessárias e que considerem o adiamento ou cancelamento de eventos programados. Os atendimentos presenciais estão suspensos, de modo que documentos devem ser enviados via correio com Aviso de Recebimento (AR) ou por meio dos Pontos de Apoio à FAPESP. Dúvidas poderão ser encaminhadas pelo “Converse com a FAPESP”. Mais informações em: http://www.fapesp.br/14070.

 

 

Extensão Universitária

Eventos e Cursos

Todos os eventos e cursos previstos até o final de abril de 2020 foram suspensos e os responsáveis foram comunicados.


Visita monitorada

Por determinação da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) a prevista para 12 de maio de 2020 às dependências da EEUSP, foi cancelada com nova data ainda não confirmada.


Semana de Enfermagem

As atividades previstas serão reconfiguradas frente ao cenário atual. Essa discussão ocorrerá em reunião extraordinária da CCEx ainda a ser agendada.


Programas de Residências

As atividades práticas não serão suspensas. As disciplinas teóricas serão mantidas e passarão a ser realizadas à distância utilizando diferentes recursos (moodle, classroom, hangout, fóruns).

 

 

 

 


6 Organização das atividades administrativas

Enquanto perdurar a recomendação de afastamento de atividades presenciais pelas autoridades sanitárias e pelo Grupo de Trabalho GT-USP COVID-19, foram tomadas as seguintes medidas:
 

Foram suspensas:

- Aulas presenciais de graduação e pós-graduação;
-Cursos de extensão;
- Atividades culturais e de extensão abertas ao público em geral;
- Eventos científicos;
- Eventos comemorativos;
- Visitas ao Centro Histórico;
- Ligas Acadêmicas;
- Viagens acadêmicas de discentes, docentes, pós-doutorandos e servidores técnicos e administrativos.

 

Diretoria

Haverá atendimento:
- Online trabalho remoto: ee@usp.br
Reuniões: serão realizadas virtualmente

 

Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica

Haverá atendimento:

- Online trabalho remoto: enc@usp.br
Reuniões: serão realizadas virtualmente

 

Departamento de Orientação Profissional

Haverá atendimento:

- Online trabalho remoto: enoee@usp.br
Reuniões: serão realizadas virtualmente

 

Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica

Haverá atendimento:

- Online trabalho remoto: enpee@usp.br
Reuniões: serão realizadas virtualmente

 

Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva

Haverá atendimento:

- Online trabalho remoto: ens@usp.br
Reuniões: serão realizadas virtualmente

 

Assistência Técnica Acadêmica

Haverá atendimento:

- Online trabalho remoto: eeataac@usp.br
Reuniões: serão realizadas virtualmente

 

Comissão de Graduação, Comissões de Coordenação dos Cursos de Bacharelado e de Licenciatura e Serviço de Graduação

Haverá atendimento:

- Online trabalho remoto: gradee@usp.br
Reuniões: serão realizadas virtualmente

 

Comissões de Pós-Graduação, Comissões Coordenadores dos Programas, Comissão PAE e Serviço de Pós-Graduação

Haverá atendimento:

- Online trabalho remoto:

» CPG, PAE e SPG: spgee@usp.br

» PPGE: ppg.ppge.ee@usp.br

» PROESA: ppg.proesa.ee@usp.br

» PPGEn: ppg.ppgen.ee@usp.br

» MPAPS: ppg.mpaps.ee@usp.br

» INTERUNIDADES EE/EERP: ppg.interenf@usp.br

Reuniões: serão realizadas virtualmente

 

Comissão de Cultura e Extensão Universitária, Comissão Coordenadora dos Programas de Residência, Comissão Administrativa do Centro Brasileiro para o Cuidado à Saúde Informado por Evidências: Centro de Excelência do Instituto Joanna Briggs e Serviço de Cultura e Extensão Universitária

Haverá atendimento:

- Online trabalho remoto:

»SCEx: scex@usp.br
» Residências: residenciaee@usp.br
» JBI-Brasil - EE-HU/USP: jbi.br@usp.br
Reuniões: serão realizadas virtualmente

 

Comissão de Pesquisa, Comissão de Cooperação Internacional, Comitê de Ética em Pesquisa, Escritório de Apoio ao Pesquisador, Serviço de Estatística e Serviço de Apoio à Pesquisa

Haverá atendimento:

- Online trabalho remoto:

» CPq e SPq: edipesq@usp.br
» CCInt: ccintee@usp.br
» Comitê de Ética em Pesquisa: cepee@usp.br
» EAP: eapee@usp.br

» Serviço de Estatística:

estat-ee@usp.br

https://estatistica-eeusp.appointlet.com/

Reuniões: serão realizadas virtualmente

 

Assistência Técnica Administrativa - Serviço de Expediente, Seção de Conservação e Manutenção, Seção de Transportes, Seção de Serviços Auxiliares, Setor Limpeza e Zeladoria e Setor de Vigilância

Haverá atendimento:

- Online trabalho remoto:  atadee@usp.br

Reuniões: serão realizadas virtualmente

 

Assistência Técnica Financeira - Serviço de Contabilidade, Serviço de Tesouraria, Serviço de Compras, Serviço de Patrimônio e Almoxarifado e Seção de Contratos e Convênios

Haverá atendimento:

- Online trabalho remoto:

» ATFn e Contratos e Convênios: atfee@usp.br

» Compras: comprasee@usp.br

» Contabilidade: contabilidadeee@usp.br

» Tesouraria: tesourariaee@usp.br

» Patrimônio: patrimonioee@usp.br

Reuniões: serão realizadas virtualmente

 

Seção de Apoio Laboratorial

Haverá atendimento:

- Online trabalho remoto: celabee@usp.br

Reuniões: serão realizadas virtualmente

 

Seção Técnica de Informática
Haverá atendimento on-line. Mais informações clique aqui 

 

Serviço de Biblioteca e Documentação

Haverá atendimento:

- Online trabalho remoto: bibee@usp.br

Reuniões: serão realizadas virtualmente

 

Revista da Escola de Enfermagem

Haverá atendimento:

- Online trabalho remoto: reeusp@usp.br

Reuniões: serão realizadas virtualmente

 

Sala Pró-aluno de Graduação

Permanecerá fechada.

 

Sala Pró-aluno de Pós-Graduação

Permanecerá fechada.