O Programa Pesquisador Colaborador, criado em 06 de outubro de 2017, tem por objetivo permitir que pesquisadores experientes, vinculados ou não a outra instituição, possam colaborar com a pesquisa científica da Universidade de São Paulo, conforme Resolução CoPq Nº 7.413, de 06 de outubro de 2017.
Para participar do Programa na EEUSP, o candidato deverá contatar um professor da EEUSP da sua área de interesse (ver Grupos de Pesquisa da EEUSP), para envio da proposta de pesquisa.
O pedido de participação no Programa deverá ser formulado por docente USP, submetido à aprovação do Departamento a que o Pesquisador Colaborador estará vinculado e após à Comissão de Pesquisa e Inovação para análise.
São aceitos candidatos da USP e de outras Universidades que possuam titulo de Doutor de qualquer Instituição, nacional ou internacional.
OBS.: Inscrições de candidatos que não possuam título de doutor poderão ser consideradas mediante solicitação da Comissão de Pesquisa e Inovação ao Departamento e à Congregação da Unidade.
A participação no programa será aceita dentro das seguintes condições:
O período máximo de vinculação do pesquisador colaborador com o mesmo projeto de pesquisa é de 5 (cinco) anos.
Caso o período de permanência seja superior a 12 meses, um relatório ao final do primeiro ano será considerado requisito para a extensão do período de permanência.
Inscrição
Período: Fluxo contínuo.
Prazo para análise: o prazo médio para análise pela CPq é de aproximadamente 45 dias.
Documentação necessária:
I - Formulário de Inscrição (assinado pelo Pesquisador Colaborador e pelo Supervisor).
II - Carta de encaminhamento da solicitação do Programa Pesquisador Colaborador, assinada pelo supervisor, justificando a contribuição que o desenvolvimento do projeto proposto e a formação prévia do(a) candidato(a) trarão ao grupo de pesquisa junto ao qual se realizará o Programa Pesquisador Colaborador.
III - Cópia do Projeto de Pesquisa a ser desenvolvido (máximo de 20 páginas, espaço 1,5 e letra Times New Roman tamanho 12, contendo a formulação do problema, objetivo, justificativa, metodologia e cronograma de execução com justificativa de carga horária). O projeto de pesquisa poderá ser apresentado em língua portuguesa, inglesa ou espanhola. Os projetos em língua inglesa ou espanhola deverão conter título e resumo em português, impresso e em arquivo PDF para edipesq@usp.br.
IV - Plano de Trabalho a ser executado pelo Pesquisador Colaborador, contendo o detalhamento das atividades a serem desenvolvidas, com justificativa e cronograma de execução - impresso e em arquivo PDF para edipesq@usp.br.
V - Cópia do Protocolo de submissão do projeto a um Comitê de Ética em Pesquisa registrado na CONEP, se o projeto envolver seres humanos (para implementação do programa, o candidato deverá entregar cópia da carta de aprovação do projeto pelo Comitê de Ética).
VI - Currículo Lattes atualizado do(a) candidato(a), com dados dos últimos 5 anos.
VII - Cópia do CPF.
VIII - Cópia do RG - Para estrangeiros, cópia de página do passaporte com visto de permanência no Brasil e cópia do RNE ou protocolo.
IX - Cópia do comprovante do Título de Doutor.
X - Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual
XI - Termo de Adesão – Pesquisador Colaborador
XII - Supervisor Professor Sênior, cópia do Termo de Colaboração com validade no período do Plano de Trabalho.
► Para Pesquisador COM Bolsa
- Cópia do Termo de Outorga ou Aceitação da Bolsa, impressa e em arquivo PDF para edipesq@usp.br.
► Para Pesquisador COM Vínculo Empregatício
► Afastamento remunerado de intituição de pesquisa e ensino ou empresa:
• Termo de Ciência firmado pela instituição empregadora
• Documento de afastamento remunerado emitido pelo RH da instituição empregadora ou cópia da publicação no Diário Oficial (documento a ser entregue pelo pós-doutorando após aprovação do programa).
► Para Pesquisador SEM Bolsa (a critério da Comissão de Pesquisa e Inovação da EEUSP
• Termo de Compromisso de Pesquisador Colaborador – Modalidade sem bolsa, preenchido e assinado pelos interessados (exceto Presidente da Comissão de Pesquisa e Inovação). Não será aceito formulário preenchido parcialmente.
• Parecer do relator indicado pelo Departamento.
• Aprovação do Conselho do Departamento.
A participação no Programa de Pesquisador Colaborador poderá ser renovada mediante apresentação de nova documentação até 40 (quarenta) dias antes do término da vigência do programa.
Conclusão
O Pesquisador Colaborador deverá apresentar um relatório das atividades realizadas, a ser aprovado pelo docente proponente.