Institucional
Encontro marca aproximação entre a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) e o Cofen
Presidente do Cofen, Manoel Neri, recebe representantes da OPAS/OMS
Visita de representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) marcou, nesta quarta-feira (1º/7), a aproximação entre o Conselho Federal de Enfermagem e o escritório regional da Organização Mundial de Saúde nas Américas. A qualidade da formação profissional e a realização de práticas avançadas foram os principais temas debatidos no encontro.
“Seguramente trabalhos colaborativos e parcerias advirão com o objetivo de avançar os recursos humanos na Enfermagem no Brasil e na região das Américas”, afirmou a assessora da Enfermagem e Técnicos em Saúde da OPAS/OMS, Silvia Cassiani. Única enfermeira brasileira na OMS, Cassiani, acompanhada da consultora Maria Alice Fortunato (OPAS/OMS), foi recebida pelo presidente do Cofen, Manoel Neri, e pela conselheira federal Fátima Sampaio.
Silvia Cassiani propôs ainda a realização de um encontro latino americano e caribenho em 2015 no Brasil para tratar de práticas avançadas em enfermagem. O presidente do Cofen se comprometeu em apoiar a iniciativa.
Para Neri, a colaboração entre o Cofen e a OPAS/OMS pode representar avanços na implementação de novas políticas estruturantes para a profissão no Brasil. A discussão das práticas avançadas de Enfermagem, compatíveis com as realizadas hoje nos países mais desenvolvidos do mundo, como Canadá, Estados Unidos e Reino Unido, tem um grande potencial para a Enfermagem brasileira e pode contribuir com a melhoria da resolutividade na atenção básica à saúde. “O fortalecimento desta parceria pode reforçar a luta do Cofen contra a precarização do ensino de Enfermagem no Brasil”, destacou Neri.
Fonte: Ascom – Cofen
Disponível em: http://www.cofen.gov.br/opasoms-e-cofen-discutem-qualidade-da-formacao-em-enfermagem_32686.html