Caderno de Trabalho do Agente Comunitário de Saúde: em foco as necessidades de saúde e o consumo prejudicial de drogas

CARTILHA PARA DOWNLOAD - Este caderno foi elaborado por participantes do Grupo de Pesquisa Fortalecimento e desgaste no Trabalho e na vida: bases para a intervenção em Saúde Coletiva, com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS): Parque Santa Madalena, Pastoral, Vila Renato e Iguaçu, com a autorização da Prefeitura Municipal de São Paulo. Esse processo teve início com oficinas para discussão dos temas consumo de drogas e juventude na contemporaneidade. Todo o processo esteve embasado na metodologia da pesquisa-ação e da educação emancipatória, de forma que todos os participantes e pesquisadores estiveram envolvidos de modo cooperativo e participativo. A pesquisa- ação é uma forma de engajamento sócio-político a serviço de problemas da realidade, que merecem investigação, elaboração e condução de ações concretas. A proposta desse processo, que teve sua finalização com a elaboração conjunta desse Caderno, veio da necessidade trazida pelo cotidiano de trabalho de Agentes Comunitários de Saúde de encontrar possibilidades de enfrentamento dos desgastes advindos do envolvimento de jovens e adultos com drogas – licitas e ilícitas - nos espaços sociais onde trabalham. O material está sendo disponibilizado aqui na esperança que outros trabalhadores diante das mesmas dificuldades possam se valer dos elementos discutidos..
AIDPI - Bases Técnicas da Estratégia de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância
CD-MULTIMÍDIA - O Núcleo de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão: Assistência de Enfermagem em Saúde Coletiva (NACE:AENSC) tem como uma de suas finalidades desenvolver projetos inovadores que subsidiem a criação e a implementação de alternativas que apoiem a melhoria da saúde dos grupos populacionais. Assim, este CD Rom, vinculado ao sub-projeto "Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância e as ações de Enfermagem em Saúde Coletiva" do NACE-AENSC, representa uma nova tecnologia que amplia as oportunidades de ensino teórico-prática de graduação na área de saúde da criança. Seu desenvolvimento foi possível graças ao suporte financeiro do Programa SIAE: Sistema Integrado de Apoio ao Ensino - Pró-Reitoria de Graduação e Pró-Reitoria de Pós-Graduação.
Procedimentos técnicos relativos à administração parenteral de vacinas
CD-MULTIMÍDIA - É inegável a eficácia da vacinação como instrumento de intervenção na dimensão coletiva do processo saúde-doença dos grupos populacionais, reduzindo a morbidade e a mortalidade por doenças imunopreveníveis, especialmente no grupo de zero a cinco anos. A maioria das vacinas, entretanto, ainda é administrada por via parenteral, o que implica uma série de dificuldades operacionais.
O CD-Rom aborda os procedimentos técnicos relacionados à administração parenteral das vacinas que constam no Programa Nacional de Imunização (PNI).
A vulnerabilidade das mulheres ao HIV
CD-MULTIMÍDIA - O CD-Rom trabalha conteúdos que buscam saberes produzidos na área de saúde coletiva e sobre a aids. Propõe-se a oferecer uma experiência pedagógica que possibilite a compreensão e a reflexão sobre a epidemia da aids, reconhecendo a complexidade do seus determinantes, que não podem ser reduzidos à dimensão biológica.
O CD foi pensado como um recurso pedagógico que simula uma dada realidade, muitas vezes de difícil apreensão no cotidiano do ensino de Enfermagem. A sua utilização no processo ensino-aprendizagem caracteriza-se como um facilitador pedagógico.
Projetado inicialmente para ser utilizado no ensino de graduação em Enfermagem, pode ser utilizado por outros profissionais, dada a abordagem multidisciplinar adotada para abordar a questão da aids em mulheres.
A utilização do georeferenciamento no ensino de Enfermagem em Saúde Coletiva para a identificação da vulnerabilidade de grupos sociais

CD-MULTIMÍDIA - Este CD-Rom resulta de um esforço das docentes do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da USP para dar visibilidade às relações existentes entre condições de vida e perfis de saúde e doença. Para tanto, buscamos articular saberes advindos das ciências sociais e das ciências da saúde na apresentação das informações relativas às condições de vida da população em território determinado. Assim, o presente cd-rom toma para a realização desse exercício auto-instrutivo, um Distrito do Município de São Paulo (SP), o Distrito de Vila Sônia. Ao navegarem pelo CD-Rom vocês deverão responder a perguntas e analisar alguns mapas, espera-se que através disso vocês possam conhecer algumas características demográficas e históricas do Distrito de Vila Sônia, bem como identificar as formas de viver e adoecer da população residente nessa área. Procuramos fornecer sugestões de leituras e links na Internet, onde vocês possam complementar seu conhecimento sobre o distrito em questão, buscar dados sobre outros distritos de seu interesse e até quem sabe de outros municípios. Esperamos que após navegarem pelo CD vocês possam repensar as relações entre saúde e condições de vida, não apenas no distrito em estudo, mas em todo o Brasil.