Notícias

6th Workshop Avaliação do cuidado crítico - Nursing Activities Score , realizado nos dias 19-20 de Abril, em Oslo, Noruega

Data: 12/06/2018

O International Nursing Activities Score Network (INASNET) e o grupo de enfermeiros intensivistas da Norwegian Nurses Organization (NSFLIS)  realizaram, em colaboração, o Workshop “Avaliação do cuidado crítico - Nursing Activities Score”, com a presença de 40 delegados do Canadá, Brasil, Israel e Noruega.
 
As atividades pré-evento incluíram visitas às Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do  RIKSHOSPITALET, hospital geral de alta complexidade, e do ULLEVÅL, hospital especializado em  traumatologia, neurologia, pós-operatório diversos e clínica médica. Nessas visitas, foram apresentados os components do processo de trabalho e de enfermagem, as características dos pacientes e os sistemas tecnológicos utilizados nas Unidades, o que possibilitou discussão entre os participantes. 
 
Referente à programação do evento, inicialmente, a chefe da Unidade de Terapia Intensiva e Pós-Operatório do Hospital Universitário da Universidade de Oslo, Sigid Rannem, deu as boas vindas da cidade a todos os participantes evento.
 
Da Noruega, a primeira conferência intitulada “Cuidados criticos na Noruega:  aplicação e tendências com o uso do NAS” mostrou que, nesse país, existe um elevado número de enfermeiros pós-graduados em cuidados intensivos e que a relação enfermeiro:paciente é de 1:1 ou mais, dependendo da gravidade dos pacientes. A participação de outros profissionais de enfermagem como auxiliaries, por exemplo, é reduzida nas Unidades. Cerca de 40 UTI aplicam o NAS diariamente e os reportam ao registro geral da National Norwegian Intensive Care.
 
Resultados preliminaries do estudo “Sintomas dos cuidadores familiares após internação na UTI” foram  apresentados por Hanne Alfheim, que constatou altos escores NAS no grupo do estudo quando comparados aos resultados de pesquisas internacionais. Em continuidade, Diana Solms apresentou a palestra “Carga de trabalho em UTI: como cuidar dos enfermeiros no ambiente de terapia intensiva” , mostrando sua visão como representante da segurança no trabalho para um departamento de 1800 empregados.
 
Do Canadá, da Universidade Laval, cidade de Quebec, a Profª Drª Clémence Dallaire, de modo brilhante, proferiu palestra sobre “Bases teóricas do Desempenho do cuidado de enfermagem: ligando estrutura, processo de cuidar e resultados dos nursing sensitives aos paciente/ familia”, seguida pela Profª Drª Maria Cecília Gallani com o relato de caso “Nursing Activities Score na cidade de Quebec: desafios para sua implantação”. Nessa apresentação, foi apontada a dificuldade para a obtenção de recursos financeiros, bem como a preparação das UTIs para a coleta eletrônica dos dados.
 
Por fim, do Brasil, da Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, a Profª Drª Elaine Machado de Oliveira apresentou resultados do estudo “Análise custo-efetividade com o uso do NAS”, avançando nas possibilidades do uso do instrumento nesse tema. 
 
Em continuidade, a Profª Drª Lilia de Souza Nogueira apresentou “Resultados preliminares da II fase do Projeto NAS Multicêntrico”, estudo, realizado com a participação de 8 países (Noruega, Polonia, Portugal, Grecia, itália, Egito, Brasil e Israel), com uma amostra de 511 pacientes e 415 profissionais de enfermagem. Os resultados finais desse projeto serão apresentados em evento que acontecerá em fevereiro de 2019.





O prêmio de melhor poster foi  outorgado para a Profª Drª Lilia de Souza Nogueira e seu grupo de pesquisa pelo trabalho “Influência da demora da admissão do paciente em unidade de terapia intensiva na mortalidade e carga de trabalho de enfermagem: um estudo de coorte”


Oslo, Abril de 2018
 
Siv K. Stafseth e Diana Solms
Comitê do INASnet