"No dia 20 de junho de 2017, faleceu Irmã Maria Tereza Notarnicola, expoente da Enfermagem Brasileira. Nascida em 8 de maio de 1920, no Brás, em São Paulo, era provavelmente a última enfermeira viva que conheceu e colaborou diretamente com o trabalho de todas as presidentes da ABEn Nacional, desde a primeira, Edith de Magalhães Fraenkel.
Para a ABEn e, portanto, para a Enfermagem do Brasil, Irmã Maria Tereza dedicou grande parte de sua vida, através da atuação como presidente da ABEn-MG, na Diretoria como 1ª Tesoureira, coordenadora de cursos e de inúmeras comissões, gerente da Revista Brasileira de Enfermagem, além de secretária executiva da ABEn Nacional, entre os inúmeros cargos exercidos.
Juntamente com a Profa Amália Corrêa de Carvalho (docente da EEUSP), Irmã Tereza participou efetivamente da construção da sede da ABEn Nacional, em Brasília, após grandes esforços para a arrecadação de fundos para esse empreendimento, sendo a referida sede inaugurada em 1972.
Deu provas sobejas de competência com seu talento e sua capacidade para gerir negócios, quase que multiplicando os parcos recursos. Foi uma fidelíssima Filha da Caridade de São Vicente de Paulo e permaneceu por quase 80 anos, renovando anualmente seus votos de fé e sua convicção no CUIDADO do ser humano em todas as circunstâncias".
Texto elaborado por:
Profa. Dra. Taka Oguisso, Profa Titular do Departamento de Orientação Profissional (ENO)
Prof. Dra. Genival Fernandes de Freitas, Professor Associado do Depto ENO
Enfermeira Mestre Magali Hiromi Takashi, doutoranda da EEUSP