Notícias

Livro "Práticas Pedagógicas em Enfermagem: processo de reconstrução permanente"

Data: 08/11/2013


Indicado para educadores que desejam “re-pensar” suas práticas pedagógicas.

 

Recém lançado pela DIFUSÃO EDITORA, o livro “Práticas Pedagógicas em Enfermagem: processo de reconstrução permanente” apresenta novos conceitos pedagógicos instrumentais e técnicos a serem trabalhados concomitantemente na educação profissional em enfermagem. 
 
Organizada por Claudia Prado, a obra entrelaça a cada capítulo as crenças, os valores e as vivências de um grupo de 10 pesquisadores em enfermagem, alunos de pós-graduação e enfermeiras que, ao longo de sua caminhada, tem proporcionado diferentes e significativas contribuições para a formação de profissionais e docentes desta área.

Introduzindo novas abordagens sobre as teorias e práticas de avaliação da aprendizagem, o livro permite ao leitor acompanhar as atuais exigências específicas da formação em enfermagem.

Indicada para educadores que desejam “re-pensar” suas práticas pedagógicas, a obra aborda soluções para o enfrentamento dos problemas do ensinar e do aprender, configurando-se em um processo participativo de ação-reflexão-ação, visando transformar a formação dos estudantes de enfermagem.

Dividido em 11 capítulos - ­que contextualizam temas fundamentais para a atualização do educador -, “Práticas Pedagógicas em Enfermagem” traz à tona a relevância de um professor reflexivo, comprometido com uma formação crítica, que seja capaz de problematizar situações vivenciadas nos diferentes cenários da prática profissional.

No capítulo 1, por exemplo, as autoras descrevem fatos históricos relevantes da educação profissional no Brasil, principalmente no que tange à enfermagem. Já no seguinte, abordam a gestão escolar nas dimensões pedagógicas, administrativa, jurídica e financeira com ênfase no planejamento, monitoramento, avaliação e gestão de resultados escolares. A partir daí, a obra discorre sobre a Andragogia, a teoria da aprendizagem significativa, o processo ensino-aprendizagem, as estratégias de ensino, as tecnologias da informação e da comunicação; a supervisão de estágios e o portfólio reflexivo.

Autoras:
Candice Heimann
Cláudia Prado
Débora Cristina Alavarce
Débora Rodrigues Vaz 
Denise Maria de Almeida
Heloisa Helena Ciqueto Peres
Maria de Fátima Prado Fernandes
Maria Madalena Januário Leite
Rika M. Kobayashi
Vanessa Lopes Munhoz Afonso

Sobre a organizadora:
Cláudia Prado possui graduação em Enfermagem pela Escola Paulista de Medicina, mestrado e doutorado pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). É professora doutora na EEUSP nos cursos de graduação em Enfermagem e coordenadora do curso de licenciatura em Enfermagem; orientadora no Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento em Enfermagem da EEUSP (PPGEn); líder do Grupo de Estudos e Pesquisas de Tecnologia da Informação nos Processos de Trabalho em Enfermagem (GEPETE) – EEUSP. Pesquisadora do Centro de Estudos em Teleenfermagem da EEUSP (CETEnf) – parceria com a Fundação Faculdade de Medicina da USP. Tem experiência como tutora no TecSaúde (Núcleo São Paulo) do curso de Formação de Docentes, curso de pós-graduação lato sensu na modalidade Ensino a Distância – desenvolvido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) e Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) – e no cursoon-line de atualização Gerenciamento em Enfermagem – parceria da EEUSP e Escola Superior de Enfermagem do Porto, Portugal. Atua principalmente nas áreas de Educação em Enfermagem, Formação de Professores e Tecnologia Educacional.