I Seminário Internacional EEUSP/ESEUMINHO - Prática baseada em evidências no Brasil e em Portugal: da formação à implementação de melhores práticas pelos enfermeiros
A Prática Baseada em Evidências (PBE) é fundamental para a melhoria da prestação de cuidados e para obtenção de melhores resultados em saúde.
No âmbito do Mestrado em Enfermagem da Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho, o presente Seminário visa compartilhar algumas experiências no Brasil e em Portugal na implementação das melhores práticas com recurso à PBE pelos enfermeiros, com destaque para o ensino de metodologia do JBI e para a formação de líderes clínicos capazes de promoverem mudanças no exercício profissional e a incorporação do conhecimento na prática clínica.
O seminário terá a moderação da Professora Ana Paula Macedo.
O horário do Seminário no fuso horário no Brasil
será das 10h às 11h30 no dia 4 de junho 2020
Vilanice Alves de Araújo Püschel
Enfermeira. Especialista em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo - Brasil (USP), em Psicodrama - Foco Sócio-Educativo pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (ABPS), em Ativação em Processos de Mudança na Formação Superior dos Profissionais da Saúde pelo Ministério da Saúde e Escola Nacional de Saúde Pública e em Pedagogia Universitária (USP). Mestrado em Enfermagem pela USP (1999), doutorado em Enfermagem pela USP (2003) e Livre-Docência pela USP (2011). É professora Titular do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Tem experiência na área de ensino de Enfermagem e na assistência de Enfermagem na Saúde do Adulto e do Idoso. Desenvolve pesquisas relacionadas à educação em Enfermagem, a programas educativos voltados às doenças crônicas e à prática baseada em evidências. Foi membro do Conselho Executivo da Associación Latinoamericana de Escuelas y Facultades de Enfermería (ALADEFE), como Vocal Segunda da Vocalia de Docencia (set 2015 a set 2019). Foi Diretora do Centro de Educação em Enfermagem da Associação Brasileira de Enfermagem Seção-São Paulo (Gestão: 2016-2019). É Diretora do Centro Brasileiro para o Cuidado à Saúde Informado por Evidências: Centro de Excelência do JBI (JBI Brasil), sediado na EEUSP. É instrutora do JBI Evidence-Based Clinical Fellowship Program (Curso de Implementação de Evidências em Saúde) e do Comprehensive Systematic Review Training Program (Curso Revisão Sistemática da Literatura). É Membro da Implementation Science and Synthesis Network of the Americas (ISSNA). É orientadora de mestrado, de doutorado e de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto (PROESA) da EEUSP (Nota 7 CAPES).
Rui Pedro Gomes Pereira
Doutor em Ciências de Enfermagem pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (2016). Mestre em Sociologia – Especialização em Sociologia da Saúde (2009). Licenciado em Enfermagem na Comunidade (2000), concluiu o Curso Superior de Enfermagem (grau de Bacharelato) em 1996. Detentor do título profissional de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária pela Ordem dos Enfermeiros (2000), do título de Especialista em Enfermagem para o ensino pela Universidade do Minho (2014) e da competência acrescida diferenciada em Enfermagem do Trabalho (2019) reconhecida pela Ordem dos Enfermeiros. Atualmente é Professor Adjunto na Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho. É ainda membro integrado da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra – Núcleo UMinho e membro colaborador do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Desde 2016 que integra a Teacher Network da European Wound Management Association e em 2017 a Direção da Sociedade Portuguesa de Feridas – ELCOS onde é gestor e administrador da comunidade ELCOS/RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal) e coordenador da Rede Portuguesa de Educadores em Feridas – REFE.PT. Foi vogal no Conselho de Enfermagem da Ordem dos Enfermeiros (mandato 2012-2015), formador na área de “Prática Baseada na Evidência” da Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros (2014), consultor no domínio da “Prática Avançada” do Conselho Internacional de Enfermagem (2014-2016) e perito no âmbito dos “Padrões de Qualidade dos Cuidados” para a Região Europeia da Organização Mundial de Saúde (2015). De entre as principais áreas de interesse, lecionação e investigação destacam-se os Cuidados de Saúde Informados pela Evidência e a Translação do Conhecimento.